sexta-feira, setembro 18, 2009

pesar ou não pesar?

Ja li as razões porque não se deve pesar todos os dias, e já li também as razoes porque se deve apontar o peso diariamente!

Sinceramente nos ultimos tempos (2 semanas ou assim) tenho-me pesado de manha quase todos os dias. E sim...passado um tempo pode-se tornar uma obsessão. Parece que se nao emagrecemos numa base DIÁRIA ficamos preocupados e a pensar que a alimentação não está a ser a melhor, etc. Mas se ao final do mês conseguimos perder 2 ou 3 kilos, isso é um resultado bem positivo. Por isso vejo mais inconvenientes que vantagens em me pesar todo o santo dia. Há dias em que estamos mais desidratados, outros em que não fomos tão regulares de intestinos, e isso vai-se reflectir no peso, mas não na massa gorda que temos. Além disso se estivermos a fazer exercicio (coisa que eu posso orgulhosamente dizer que estou a fazer pela primeira vez na minha vida, alguma musculação com pesos) isso faz aumentar a massa magra (musculos) que pesam mais que a gordura e por isso não perdemos peso tão drasticamente.

Além disso se uma pessoa perder 2 kilos de gordura num mes, mas conservar toda a sua massa magra é bem melhor que perder 2 kilos de gordura mais 2 kilos de musculo, num total de 4 kilos por mes! Melhor ainda seria perder 2 kilos de gordura num mes, e aumentar digamos..0.5kg de musculo! Na balança só iriamos ver 1.5kg a menos de diferença, mas é infinitamente melhor que perder os 4 kilos atras mencionados!

Por isso...a balança não pode ser a nossa juiza! Quantas vezes não perdemos quase peso nenhum e notamos que a roupa está mais larga! hein!

Coisas que aboli completamente da minha alimentação:

Açucar refinado (ainda uso adoçantes, mas estou sinceramente a pensar em deixar isso também. Há estudos que dizem que ainda é pior que o açucar. Mas com o café ainda não consigo não por nada)

Refrigerantes (coca-cola, mesmo a light ou a zero...é só água com quimicos mesmo! As versões normais para alem dos quimicos estão cheinhos de açucar!)

Fritos (croquetes, rissois, chamussas...que eu ADORO, mas sinceramente estão banhadas em gordura que dava para fazer biodisel para 100 km!)

Molhos (maionese, ketchup, cocktail, etc! É gordura + acucar + corantes, não ha razao para meter isso no corpo quando se quer perder peso! Uma excepção é o concentrado de tomate em tubo, sem corantes nem conservantes nem açucar)

Bolos (nem secos nem meio secos, não há bolos para ninguem! Um bolo é farinha, que já é um hidrato de carbono refinado, com açucar, o mais refinado dos hidratos de carbono, mais ovos. Isto se for um bolo "seco". Ora a unica coisa que se aproveita daqui é o ovo! e sabe-se lá com que "ovos" os bolos de hoje sao feitos. Agora já existe ovo artificial, desidratado, extracto de ovo, etc, por isso o seu valor nutricional deixa bem a desejar! Depois há os outros que não são "secos" e têm para alem disto tudo cremes, seja chantilli, de manteiga, etc ou seja só gorduras saturadas! Por isso bolos..por muito sequinhos que sejam, não devem entrar num corpinho que se diz em dieta! Ou entao só em dias muitoo especiais como aniversários ou assim e só para não fazer a desfeita ao aniversariante! Não me venham com a desculpa do ter de comer qq coisinha doce todos os dias que isso não existe!)

sexta-feira, setembro 11, 2009

Regresso

Regressei da minha viagem dia 30 de Agosto, tive de ficar mais tempo do que o previsto. Correu tudo bem, muito trabalho e pouco mais para fazer. O tempo tb nao ajudou...chuva e mais chuva! Raios partam!

Boa noticia...emagreci 2 quilos nessas três semanas. A falta de tempo para almoçar deve ter ajudado. A maioria dos dias tinha tempo para comprar uma sandes para comer. Tentei comer bastante fruta e controlar as porções, mas à noite nem sempre era facil. Depois de um dia com fome...à noite às vezes descarrilava um pouco. Mas nada de muito grave.

Nestas 2 semanas já em casa (home sweet home!) consegui perder mais um quilinho. Voltei a fazer algum exercicio no meu ginasio e voltei a tomar o CLA e L-Carnitina.

Estou com 120.4 Kg!

Hoje comprei DRENAFAST Men...! Deixa la ver se ajuda. Temos de diluir 25ml do produto em 1L de água e ir bebendo ao longo do dia. Como só comprei à noite antes de chegar a casa, dilui metade dessa quantidade em meio litro e bebi de seguida pois estava cheio de sede. O sabor é detestável.

Fiquei tao contente e surpreso de ver 2 seguidores do meu blog! :) Que bom estar acompanhado!

segunda-feira, agosto 03, 2009

Um mes de dieta

Hoje faz um mes desde que comecei a dieta ou reeducação alimentar. Pesei-me ao sair da cama. 123.9 kg. Mas sei que estou desidratado, pois ontem bebi pouquissima agua para o calor que faz. Num mês perdi quase 7.5 kg, o que é muito. Sendo que só se deve perder meio kilo por semana, num mês devia ter emagrecido 2 kg! Ou seja perdi mais do triplo! E isto sem passar fome absolutamente nenhuma. Deve ser porque os primeiros são sempre os mais fáceis de perder, e porque devia estar a reter liquidos, pois nessa altura até tinha os pés inchados, coisa que já nunca me aconteceu. Tenho feito sempre o pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, e às vezes quando fico acordado até mais tarde até uma pequena ceia de 2 tostas diet com fiambre e um copo de leite. Por isso não é propriamente uma dieta de fome. Apenas cortei completamente os fritos, doces, gelados, alcool e açucar. Sei que daqui para a frente vai ser mais dificil perder kilos, e de certeza que daqui a um mes vou ter saudades dos 7.5 kg perdidos num mes. Por isso agora é aproveitar o momento!

Na quarta feira vou para o norte da europa por 2 semanas. Infelizmente é em trabalho! Por isso não vou ter acesso ao blog, nem à balança para me pesar. Espero poder continuar com a minha RA. Pelo menos vou fazer tudo para fazer as escolhas certas.

terça-feira, julho 21, 2009

Continuo no bom caminho

Ontem tive um almoço de anos. Comi demais? Comi... para alguem que está de dieta. Mas comi mesmo assim com cabeça. Não bebi nada com alcool, tirando uma taça de champanhe no brinde, não comi nem de perto o que comeria antes. Tirei apenas umas garfadas do bolo de anos, e sem creme!

Hoje de manhã e apesar do dia extravagante de ontem, a balança acusou menos algum peso. 126.5kg! Pelo menos coninuo no bom caminho.

sexta-feira, julho 17, 2009

Razões que nos fazem emagrecer

Há mil e uma razoes para emagrecer. Principalmente por saude e bem estar. Mas depois há aquelas situações embaraçosas quando alguem com obesidade tipo II se pergunta "como" se deixou chegar a este estado:

1. Tentar comprar calças novas e nenhuma servir. Sair sem comprar nada.
2. Entrar no avião com o pânico de que o cinto não irá fechar e ter de passar pela vergonha de ter de pedir uma extensão (nunca me aconteceu ter de pedir, mas já quase que não consegui apertar o cinto).
3. Percorrer o roupeiro e ver que nenhuma camisa de há 2 anos serve.
4. Ter de ir à praia e ficar despido. Por causa disso nao fui à praia durante anos e anos, e geralmente quando vou tem de ser a mais deserta possivel e completamente isolado.
5. Sentir que estão todos a olhar para nós e a pensar como somos gordos.
6. Rever pessoas da familia ou amigos e pensar que vão todos notar que engordamos imenso desde a ultima vez que os vimos.

segunda-feira, julho 13, 2009

Dieta e resultados

Hoje pesei-me de manhã. 128.2kg. Pelo menos alguma coisa bem estou a fazer, pois emagreci 3 kilos estas ultimas 2 semanas. Tenho feito uma alimentação boa, com frutas, legumes e controlado as porções.

Pelo menos quebrei a "barreira psicológica" dos 130kg que para mim é importante, nem sei bem porque. E também baixei o IMC de 40.4 para 39.5, que pelo menos me tira da Obesidade Grau III para "apenas" Obesidade Grau II.

Quando fiz a actualização do Blog para ter algumas opções novas, como seguidores (que ainda não tenho...snif, snif), etc, perdi a tabela de evolução de peso que tinha lá registado os dados desde 2006! Fiquei chateado, pois já nem sei como se faz isso. Vi também que tinha perdido a barra de evolução de peso. Isto foi mais fácil de corrigir, mas mesmo assim não a consegui posicionar no local onde estava, pois tinha-se de fazer isso em HTML (chinês para mim), e por isso teve de ir para o titulo do Blog. Não fica lá muito bem, mas foi o melhor que consegui. Se alguem me quiser ajudar e dizer onde isso deve entrar no HTML, agradecia! Isto é...se "alguem" ler este blog! LOL

segunda-feira, julho 06, 2009

Indice de Massa Corporal

Uma boa maneira de ver se uma pessoa tem excesso de peso é sem dúvida o Indice de Massa Corporal. Todo o gordo e obeso sabe desta medida. Se forem como eu, já fizeram mil e um cálculos nessas calculadoras on-line. Já colocaram o peso actual, o peso de há 2 anos, o peso desejado, até se fossemos 5 cm mais altos! (sim...em desespero de causa!)

Claro que as calculadoras não sao personalizadas, e uma pessoa com a mesma altura e o mesmo peso pode ter percentagens muito diferentes de gordura corporal. Uma pode estar gorda e em baixo de forma e a outra extremamente "fit", com bastante massa muscular, e pouca percentagem de gordura. Por isso concordo com algumas teorias de que o "peso" é apenas um número na balança. Nada nos diz sobre a gordura dessa pessoa. Claro que tb há limites. Dificilmente uma pessoa com 1.80 e 130 kilos consegue ter tanta massa muscular para estar considerada em "boa forma".

Existem milhares destas calculadoras na internet. Curiosamente, muito poucas entram em linha de conta com o sexo. Algumas ressalvam de que a calculadora nao pode ser aplicada a atletas de competição ou grávidas, mas poucas.

Mas o mais curioso não é isso. Apesar de estas calculadoras se basearem em duas medidas corporais muito simples (altura e peso), é de estranhar que apresentem conclusoes tão diferentes sobre o "peso ideal", consoante o site consultado. Pelo que averiguei, o limite superior até é bastante semelhante em todos eles. Mas o mesmo não acontece com o limite inferior.

Explicando melhor com um exemplo. Consideremos uma pessoa do sexo masculino, com 1.80m. Claro que fiz essa busca não por acaso, mas por ser o meu caso. Dos vários sites consultados a maior parte de facto indica que o meu peso máximo para ser considerado dentro do IMC normal é de 80 ou 81kg. Aqui a diferença é apenas de 1Kg. Mas no limite inferior (ou seja relativo ao peso mínimo para que seja considerado um IMC normal) os valores são absurdamente dispares. Vou mostar apenas dois exemplos, pois seria demais apresentar exaustivamente todos os resultados. Mas estes são de facto representativos do que podemos encontrar pela net.

No primeiro, o site da Roche Portugal fazendo uma simulação para uma altura de 1.80m e 60kg informa que a pessoa se encontra com um IMC Normal (18.5).



No segundo exemplo simulado no site da DECO, recebemos a informação de que estamos abaixo do peso ideal. Curiosamente este site entra em linha de conta com o sexo e a idade, apesar de não sabermos bem como.



Num outro exemplo, que agora não encontro o site, dizia que para estes parametros o individuo está 8kg abaixo do peso minimo! Se encontrar entretanto actualizo.

O que podemos concluir relativamente a isto? Para mim algumas coisas importantes. As tabelas de IMC, bem como as calculadoras IMC online dão apenas uma estimativa rudimentar da "normalidade" ou do grau de obesidade de uma pessoa. Não indicam absolutamente nada sobre o estado real de saude. A sua interpretação deve ser ainda feita com mais cautela, pois pode induzir uma pessoa em erro. Principalmente no limite inferior do peso ideal. Não podem ser aplicadas em crianças e adolescentes pois para estes existem tabelas diferentes com os percentis adequados. Nem devem ser aplicados em pessoas que pratiquem musculação ou tenham uma grande massa muscular, pois pode indicar que são obesas quando às vezes nem 5% de gordura corporal têm. De uma maneira geral não têm em atenção à estrutura fisica do individuo, a densidade dos ossos, etc. São uteis para alguma informação generica, mas não devem ser lidas como uma biblia.

quinta-feira, julho 02, 2009

Waldgeist

Não sei onde fica...apenas que deve ser na Alemanha. É um restaurante. Serve porções XXXXXXL de bifes, hamburguers e salsichas, acompanhado com pelo menos 1 kilos de batatas fritas e bem regado com o que parece ser uma canequinha de 2 litros de cerveja!

Num mundo com cada vez mais obesos acho incrível existir um restaurante assim. Então na Alemanha que é um pais típico de magrinhos (!NOT). Mas de facto tenho de me convencer que há mercado para tudo. Absolutamente tudo!

Se lá iria? Provavelmente sim pela curiosidade. Mas garanto que nem sequer eu era capaz de acabar uma refeição destas. É incrivel e assustador que alguem o consiga fazer. Espero terem um Hospital bem perto dali, pois pessoas com congestões, azia e enfartamento nao devem faltar. Ah e um desfibrilhador também!

Aqui fica o video! Infelizmente não percebo o que dizem por ser em Alemão! E bom apetite (se conseguirem)!

Pesagem

Nova pesagem!? Ok...Aqui vai:

131.5kg

O meu máximo de sempre. Até aqui nunca tinha ultrapassado a fasquia dos 130kg. Como me sinto? Sinceramente é um misto de sensações. Fracasso à partida. Até porque não me sentia tão pesado assim. Na verdade pensei que estivesse mais nos 125kg. Não é que seja grande a diferença, certo! Mas a barreira psicologica ainda me custa aceitar. Bom...não há muito mais a dizer. São 50 kilos para perder. Vamos a isto! É uma missão dificil e demorada. Mas também não estava à espera de outra coisa. Há quem consiga isso e muito mais. E eu vou conseguir.

quarta-feira, julho 01, 2009

1 Mês

Neste "primeiro" mês a minha alimentação tem sido boa, equilibrada, saudável, tirando a semana passada de férias. Tenho feito 4 refeições por dia, pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Tenho comido porções adequadas. Tenho comida fruta e/ou legumes todos os dias. Bebido bastante água. Nada de fast food. Nada de álcool (tirando na semana passada e apenas um copo de vinho num ou outro jantar). Nada de doces (tirando alguns pacotes de açucar no café, quando falta o adoçante).

Aproximadamente um mês atrás voltei à RA. Num passado não muito distante (3 anos), em 6 meses emagreci 20 kilos! Estava a meio caminho e não consegui acabar a maratona. Talvez precisamente por isso....porque não é uma maratona. É um processo que temos de manter para toda a vida. Não há volta atrás. Não há fazer dieta por uns mesinhos e depois voltar a comer como antigamente. Infelizmente, como muitos gordos sabem, o pensamento de muitos obesos é "perdido por cem, perdido por mil". Por isso tal como facilmente se perdem (nem sempre tão facilmente assim) se ganham os quilos na balança! E assim foi...voltaram todinhos.

Hoje é assim o meu dia "zero" de pesagens outra vez, tal como foram muitos outros "dias zero" no passado. O ser humano é isto mesmo. É começar, cair, recomeçar, desesperar, encontrar novas forças para continuar. O importante penso que seja nunca desistir de vez.

Vou-me pesar de manhã, ritual que já não faço há muito tempo. Nessa altura vou mudar finalmente a barra do peso, que ainda marca os vitoriosos 20kg perdidos, mas que são de glórias passadas, e não presentes. E será um novo começo...

segunda-feira, junho 29, 2009

Dieta e Férias

Estou de regresso depois de uma semana de férias. Gostaria de dizer que descansei, mas sinceramente nem por isso. Muitas caminhadas, acordar cedo, pés e pernas a doer. Se valeu a pena? Completamente! Paris é uma cidade espectacular e valeu cada minuto. Apesar de já ser a quarta vez que lá fui, há sempre milhentas coisas novas a descobrir. É engraçado também ver a evolução da cidade e de nós mesmos ao longo do tempo, num local diferente.

Admito que é dificil fazer dieta de férias. Estar num sítio diferente e não aproveitar as especialidades locais também me parece um desperdício. Por isso esta semana também foi de férias para a dieta. No entanto podemos fazer uma coisa: comer de tudo com conta, peso e medida. Lá por aqueles croissants serem tão apetitosos não é necessário comer 5! Pois foi exactamente isso que tentei fazer. Se comi demais em algumas refeições?....sim comi. Mas no geral tentei fazer uma alimentação equilibrada, principalmente sem grandes exageros. O facto de ter andando imenso, e ter bebido muita muita água também ajuda a compensar esses excessos.

Foi uma grande semana! Mas com o regresso a Portugal veio de novo a vontade redobrada em alimentar-me saudavelmente e nas quantidades certas.

sábado, junho 20, 2009

Obesidade e Solidão?

Acho de certa forma incrível como as pessoas que estão na luta contra os quilos podem sentir um sentimento tão grande de solidão. Quando pensamos que a obesidade é das doenças mais disseminadas no mundo, nos ultimos anos a atingir mais de metade da população (com excesso de peso, não necessáriamente obesa, certamente) em certos países desenvolvidos. Penso que isso vem do enorme sentimento de vergonha que a obesidade carrega. Um obeso carrega um grande sentimento de culpa em ter peso a mais. Sente que é gordo porque não se controla, porque é fraco. Se tivesse força de vontade, certamente não tinha chegado a pesar aqueles quilos todos. E daí vem necessariamente o sentimento de solidão. De que estamos sozinhos no mundo nesta guerra. De certa forma, cada obeso tem a sua história. Tem as suas razões que o fizeram engordar. E por isso, sim, cada pessoa tem de fazer o seu processo de cura. Mas bastava olhar à nossa volta, para pelo menos percebermos que não estamos sozinhos nesta "classe". No entanto, isso não nos consola. Saber que há outros obesos à nossa volta, não serve propriamente de consolo, nem acho que devia servir! Não é por vermos muitas pessoas com gripe no inverno que não sofremos com a "nossa" gripe, e que não tomamos o que for necessário para nos curar dela. Mas no fundo, sabemos que a nossa obesidade só vai mudar quando nós mudarmos, quando tomarmos melhor conta de nós próprios. Por isso esse caminho é tão solitário. Ninguém o pode fazer por nós. Não falo por ninguem, nem quero generalizar, mas falo pelo menos pela minha experiência e do que vejo à minha volta.

Penso que nesse ponto temos de tentar perceber o que nos tornou obesos. Porque razão temos uma relação disfuncional com a comida (se é que a temos, claro). Terá sido algum trauma de infância? Alguma característica genética com que já nascemos? Algum medicamento que tomámos no passado? Isto terá de ser feito individualmente. Pode haver muitas razões para a nossa obesidade. No meu caso, é certamente uma relação disfuncional com a comida, aliada a alguma tendencia para a inactividade (preguiça, ok admito!), juntamente com alguma tendência genética para acumular gordura bem rapidamente. Mas certamente o problema principal é usar a comida como conforto rápido, como forma de lidar com sentimentos desagradáveis, como forma de acalmar a ansiedade, evitar confrontar os problemas que nos preocupam. Comer faz esquecer tudo, entorpece o corpo e a mente, ficamos zombies a digerir as calorias em excesso. Por isso, controlar a obesidade para mim é mais do que não comer demais. É saber a aprender a lidar com tudo isso. Ter de resolver os problemas de outra forma. É estar consciente do que faço e porque o faço. Pode parecer um absurdo o que vou dizer, mas um obeso pode ter uma relação tão disfuncional com a comida como uma pessoa com anorexia ou bulimia. A diferença é que está no outro lado do espectro. Mas o problema relacional com a comida está lá. Nos ultimos dias tenho pesquisado blogs que falam sobre perda de peso e na luta para emagrecer, e invariavelmente tenho encontrado blogs pro-ana, pro-mia etc com mais frequencia e facilidade do que achei possível. Não querendo fazer qualquer juizo sobre a existência desses blogs (quem sou eu para fazer julgar alguém), o que é certo é que eles existem e fundamentalmente são o reflexo, o desabafo, o canto de confidencias de muitas pessoas com outro tipo de relação disfuncional com a comida. É incrível mas encontrei muitos pontos em comum com as pessoas que escrevem esses blogs. Consigo perceber a sua linguagem. Consigo perceber o sofrimento porque passam ao restringir a alimentação, a obcessão em emagrecer. A ver a comida como um inimigo. A forma como a comida domina as duas vidas. A diferença é que um obeso está precisamente no lado oposto do espectro a nível de peso, mas a relação conflituosa com a comida é a mesma ou pelo menos tem muitos pontos em comum. É irónico que um obeso de 125kg consiga encontrar semelhanças e pontos em comum na forma de pensar relativamente à comida de uma rapariga anorexica com 45kg! Não?

quinta-feira, junho 18, 2009

Oprah

Ontem à noite estava a dar a Oprah. Falava precisamente da sua luta para emagrecer, do medicar-se com a comida, ao longo de toda a sua vida. Um episodio especial, pois nos ultimos anos tinha conseguido emagrecer e manter o peso estável e saudável, e no ultimo ano engordou uns 20 kilos. Como qualquer pessoa sofreu com isso, talvez ainda seja pior no caso dela visto o quao publica a sua vida é. Como eu me revi nas palavras dela. Tudo se resume a umas poucas coisas para o sucesso neste campo: 1) ter tempo para nós e não dar tudo aos outros; 2) ter equilíbrio em tudo o que fazemos; 3) resiliência. Claro que não há formulas para o sucesso. Temos de saber adaptar os conceitos vagos à nossa propria personalidade e estilo de vida.

Cláudia: Obrigado pelo teu comentário. Não deixaste o teu email por isso tenho de responder aqui. Compreendo perfeitamente o que sentes. Ganhar 22 kilos assim de repente e ter de lidar com os comentários maldosos dos outros. Fizeste bem em ter a consulta com a nutricionista. Penso que abusou um pouco nos "drenantes" e "adelgaçantes" mas acho que te pode dar um acompanhamento mais personalizado. Por isso nao sei se fizeste bem em desistir. Ou pelo menos tenta ir a outro a ver se gostas mais. Bom, mas vamos ao que interessa. Tens 21 anos! Tens uma vida pela frente e de certeza que queres vive-la da forma mais saudável possível. Por isso esses 22 kilos a mais vão ter de ir embora. Penso que a tua idade tb vai ajudar nesse processo. Tens um metabolismo mais jovem e rápido que ajuda na perda de peso. Podes com facilidade tornar-te um pouco mais activa fisicamente do que uma pessoa mais velha. Outra coisa importante: Acredita que há muitas pessoas como tu. Apesar de eu compreender o que dizes sobre ser uma luta solitária (na verdade é!) mas saber que existem muitas pessoas (e são muitas acredita) na mesma situação ajuda a partilhar esse processo. Quanto ao injusta! Bom...este mundo está cheio de injustiças e penso que este nem sequer é o mais grave! hehe. Penso que ja estás no bom caminho de conter um pouco a alimentação! Penso que devas saber que isto é (e deve ser) um processo lento! Quando mais rapido se perde quilos, mas rapidamente os podes ganhar. Por isso é melhor perder lentamente, mas com equilibrio, do que perderes tudo em 2 meses e ficares doente, deprimida, com carencias nutricionais! Uma coisa importante: tens de ter noção que a vigilancia terá de ser para toda a vida! nao quero dizer que quando perderes os 22 kilos, nao possas comer doces, ou comidas mais caloricas, mas que para nao voltares a engordar tudo de novo, vais ter de te mentalizar que tens de mudar a alimentação para sempre (por isso falamos em reeducação alimentar - RA, e nao de dietas). E as mudanças tb devem ser graduais. Nao podes de um dia para o outro passar a comer so saladas e fruta. Deves ter todos os elementos nutricionais necessarios: hidratos de carbono, proteinas e gorduras (sim, até essas!), para alem das vitaminas e minerais, claro! Dietas de fome estão condenadas ao fracasso. 4 kilos num mês até é demais! deve-se perder meio quilo (+/-) por semana, por isso 2 kilos num mês é o maximo que se deve perder. Geralmente nos primeiros meses de RA (ou dieta, pronto) perde-se um pouco mais, porque tb se perde liquidos em excesso. Quando se perde mais de meio kilo por semana, está-se a perder também matéria magra (ou seja musculo) e isso é o que nunca se deve perder quando se faz uma dieta! O musculo deve ser conservado a qq custo. É dos tecidos que mais queima energia durante o nosso metabolismo e quando se perde o nosso metabolismo torna-se muito mais lento e por isso torna-se cada vez mais dificil perder peso. Por isso é que é melhor perder meio kilo numa semana, mas apenas (ou quase apenas) de massa gorda, do que perder 1,5kg numa semana (em que apenas meio quilo é de gordura e o resto é musculo!). Por isso para evitar perder musculo é muito importante algum exercicio fisico, nem que seja caminhadas. Espero que passes mais vezes por cá! Com força, equilibrio e persistencia todos conseguimos. Vamos la a perder esses quilos a mais, que com 21 anos tens tudo a teu favor! É uma missão dificil mas possivel! É uma missão demorada (conta pelo menos com 8 a 10 meses), mas que te vai tornar uma pessoa mais saudável e de bem contigo propria! Até breve!

quarta-feira, junho 17, 2009

1 ano e meio depois

Passou praticamente um ano e meio desde que escrevi pela ultima vez.

Não consigo, nem vou tentar resumir tudo o que se passou, pois seria um post muitooo longo!

Descobri que realmente a vigilancia de um gordo tem de ser eterna! Nao há volta a dar. Mas isso eu já sabia.

Os 21 kilos perdidos... regressaram todos! Mais rapidamente do que pensei possivel. Voltei a fumar passado 4 meses de ter deixado. Claro que me senti um fracasso em tudo o que tinha programado: emagrecer e deixar de fumar.

O que vale é que o espirito humano é eterno e que para mudar basta queremos.

Por isso vamos às mudanças! Mudei uma divisão da casa e transformei-a num home gym. Tenho ido dia sim, dia não para começar, pois estou bem em baixo de forma. Comecei novamente com RA. O meu problema sempre foi o comer demais à noite. Por isso é aí que me estou a "controlar" mais. Comecei no inicio desde Junho, por isso nem um mês passou. Nem sei quanto peso agora, pois só me vou colocar em cima da balança no fim do mês, quando pelo menos ja tiver 30 dias de alguma purificação! Esse voltará a ser o meu ponto zero.

Quanto à dieta, nada de radical. Basicamente estou a comer o mesmo que quando comecei a RA anos atras e que me fez perder 21 quilos em 6 meses. Comer de tudo, mas em porções mais reduzidas. O meu problema sempre foram as porções. Sinto prazer em comer, no acto em si e de como me sinto depois, bem "drogado" com a ingestão exagerada de comida, seja ela qual for, mas de preferencia bem saborosa (é incrivel que ninguem se atafulha de cenouras). Comer pode ser tão viciante como outra droga qualquer. Penso que nem que seja inconscientemente muitos gordos e obesos sabem disso. Quando se come, não porque nos temos de nos alimentar e nutrir o nosso corpo de elementos vitais para o nosso bem estar, mas simplesmente para nos sentirmos cheios por dentro, para matar um vazio dentro de nós...para aplacar uma fome que não tem fim pois provavelmente não tem nada a ver com comida, sabemos que algo de errado existe. Pelo menos essa consciencia eu tenho.