sábado, junho 20, 2009

Obesidade e Solidão?

Acho de certa forma incrível como as pessoas que estão na luta contra os quilos podem sentir um sentimento tão grande de solidão. Quando pensamos que a obesidade é das doenças mais disseminadas no mundo, nos ultimos anos a atingir mais de metade da população (com excesso de peso, não necessáriamente obesa, certamente) em certos países desenvolvidos. Penso que isso vem do enorme sentimento de vergonha que a obesidade carrega. Um obeso carrega um grande sentimento de culpa em ter peso a mais. Sente que é gordo porque não se controla, porque é fraco. Se tivesse força de vontade, certamente não tinha chegado a pesar aqueles quilos todos. E daí vem necessariamente o sentimento de solidão. De que estamos sozinhos no mundo nesta guerra. De certa forma, cada obeso tem a sua história. Tem as suas razões que o fizeram engordar. E por isso, sim, cada pessoa tem de fazer o seu processo de cura. Mas bastava olhar à nossa volta, para pelo menos percebermos que não estamos sozinhos nesta "classe". No entanto, isso não nos consola. Saber que há outros obesos à nossa volta, não serve propriamente de consolo, nem acho que devia servir! Não é por vermos muitas pessoas com gripe no inverno que não sofremos com a "nossa" gripe, e que não tomamos o que for necessário para nos curar dela. Mas no fundo, sabemos que a nossa obesidade só vai mudar quando nós mudarmos, quando tomarmos melhor conta de nós próprios. Por isso esse caminho é tão solitário. Ninguém o pode fazer por nós. Não falo por ninguem, nem quero generalizar, mas falo pelo menos pela minha experiência e do que vejo à minha volta.

Penso que nesse ponto temos de tentar perceber o que nos tornou obesos. Porque razão temos uma relação disfuncional com a comida (se é que a temos, claro). Terá sido algum trauma de infância? Alguma característica genética com que já nascemos? Algum medicamento que tomámos no passado? Isto terá de ser feito individualmente. Pode haver muitas razões para a nossa obesidade. No meu caso, é certamente uma relação disfuncional com a comida, aliada a alguma tendencia para a inactividade (preguiça, ok admito!), juntamente com alguma tendência genética para acumular gordura bem rapidamente. Mas certamente o problema principal é usar a comida como conforto rápido, como forma de lidar com sentimentos desagradáveis, como forma de acalmar a ansiedade, evitar confrontar os problemas que nos preocupam. Comer faz esquecer tudo, entorpece o corpo e a mente, ficamos zombies a digerir as calorias em excesso. Por isso, controlar a obesidade para mim é mais do que não comer demais. É saber a aprender a lidar com tudo isso. Ter de resolver os problemas de outra forma. É estar consciente do que faço e porque o faço. Pode parecer um absurdo o que vou dizer, mas um obeso pode ter uma relação tão disfuncional com a comida como uma pessoa com anorexia ou bulimia. A diferença é que está no outro lado do espectro. Mas o problema relacional com a comida está lá. Nos ultimos dias tenho pesquisado blogs que falam sobre perda de peso e na luta para emagrecer, e invariavelmente tenho encontrado blogs pro-ana, pro-mia etc com mais frequencia e facilidade do que achei possível. Não querendo fazer qualquer juizo sobre a existência desses blogs (quem sou eu para fazer julgar alguém), o que é certo é que eles existem e fundamentalmente são o reflexo, o desabafo, o canto de confidencias de muitas pessoas com outro tipo de relação disfuncional com a comida. É incrível mas encontrei muitos pontos em comum com as pessoas que escrevem esses blogs. Consigo perceber a sua linguagem. Consigo perceber o sofrimento porque passam ao restringir a alimentação, a obcessão em emagrecer. A ver a comida como um inimigo. A forma como a comida domina as duas vidas. A diferença é que um obeso está precisamente no lado oposto do espectro a nível de peso, mas a relação conflituosa com a comida é a mesma ou pelo menos tem muitos pontos em comum. É irónico que um obeso de 125kg consiga encontrar semelhanças e pontos em comum na forma de pensar relativamente à comida de uma rapariga anorexica com 45kg! Não?

1 comentário:

Obesidade Infantil disse...

Tenho navegado na Internet em vários blogs e sites sobre obesidade, e este artigo chamou-me a atenção. Gostei especialmente da imagem do seu blog, bastante profissional e organizado.
Por isso, desde já os meus sinceros parabéns.