segunda-feira, julho 06, 2009

Indice de Massa Corporal

Uma boa maneira de ver se uma pessoa tem excesso de peso é sem dúvida o Indice de Massa Corporal. Todo o gordo e obeso sabe desta medida. Se forem como eu, já fizeram mil e um cálculos nessas calculadoras on-line. Já colocaram o peso actual, o peso de há 2 anos, o peso desejado, até se fossemos 5 cm mais altos! (sim...em desespero de causa!)

Claro que as calculadoras não sao personalizadas, e uma pessoa com a mesma altura e o mesmo peso pode ter percentagens muito diferentes de gordura corporal. Uma pode estar gorda e em baixo de forma e a outra extremamente "fit", com bastante massa muscular, e pouca percentagem de gordura. Por isso concordo com algumas teorias de que o "peso" é apenas um número na balança. Nada nos diz sobre a gordura dessa pessoa. Claro que tb há limites. Dificilmente uma pessoa com 1.80 e 130 kilos consegue ter tanta massa muscular para estar considerada em "boa forma".

Existem milhares destas calculadoras na internet. Curiosamente, muito poucas entram em linha de conta com o sexo. Algumas ressalvam de que a calculadora nao pode ser aplicada a atletas de competição ou grávidas, mas poucas.

Mas o mais curioso não é isso. Apesar de estas calculadoras se basearem em duas medidas corporais muito simples (altura e peso), é de estranhar que apresentem conclusoes tão diferentes sobre o "peso ideal", consoante o site consultado. Pelo que averiguei, o limite superior até é bastante semelhante em todos eles. Mas o mesmo não acontece com o limite inferior.

Explicando melhor com um exemplo. Consideremos uma pessoa do sexo masculino, com 1.80m. Claro que fiz essa busca não por acaso, mas por ser o meu caso. Dos vários sites consultados a maior parte de facto indica que o meu peso máximo para ser considerado dentro do IMC normal é de 80 ou 81kg. Aqui a diferença é apenas de 1Kg. Mas no limite inferior (ou seja relativo ao peso mínimo para que seja considerado um IMC normal) os valores são absurdamente dispares. Vou mostar apenas dois exemplos, pois seria demais apresentar exaustivamente todos os resultados. Mas estes são de facto representativos do que podemos encontrar pela net.

No primeiro, o site da Roche Portugal fazendo uma simulação para uma altura de 1.80m e 60kg informa que a pessoa se encontra com um IMC Normal (18.5).



No segundo exemplo simulado no site da DECO, recebemos a informação de que estamos abaixo do peso ideal. Curiosamente este site entra em linha de conta com o sexo e a idade, apesar de não sabermos bem como.



Num outro exemplo, que agora não encontro o site, dizia que para estes parametros o individuo está 8kg abaixo do peso minimo! Se encontrar entretanto actualizo.

O que podemos concluir relativamente a isto? Para mim algumas coisas importantes. As tabelas de IMC, bem como as calculadoras IMC online dão apenas uma estimativa rudimentar da "normalidade" ou do grau de obesidade de uma pessoa. Não indicam absolutamente nada sobre o estado real de saude. A sua interpretação deve ser ainda feita com mais cautela, pois pode induzir uma pessoa em erro. Principalmente no limite inferior do peso ideal. Não podem ser aplicadas em crianças e adolescentes pois para estes existem tabelas diferentes com os percentis adequados. Nem devem ser aplicados em pessoas que pratiquem musculação ou tenham uma grande massa muscular, pois pode indicar que são obesas quando às vezes nem 5% de gordura corporal têm. De uma maneira geral não têm em atenção à estrutura fisica do individuo, a densidade dos ossos, etc. São uteis para alguma informação generica, mas não devem ser lidas como uma biblia.

1 comentário:

Andreia disse...

OOOOOOOOOOOIIIIIIIIIIII RUI!
VC SE LEMBRA DE MIM
NOS FALÁVAMOS EM 2006!
EU , VC E A EVELIE!
ME VISITA!!!!!!!!!
BJOS E PARABENS POR CONTINUAR COM SUA RA.
EU TB CONTINUUUUUOOOOOOO!
ABRAÇOS