terça-feira, outubro 31, 2006

Balanço até agora!

Resolvi fazer um pequeno balanço até agora. A M em dieta perguntou-me o que o que eu tirei da minha alimentação ou comecei a fazer para emagrecer já 14 kilos!

Pois bem... este post é essencialmente para responder a esta pergunta genérica e fazer um pequeno balanço destas 10 semanas de reeducação alimentar.

O que de facto mudou na minha alimentação, atitude e outras coisas:

1. Passei a comer pequeno almoço coisa que nunca fazia.

2. Passei a comer de 3 em 3 horas mais ou menos. Salvo raras excepções em que me esqueço de levar o lanche.

3. Assim faço por dia 5 refeições por dia: Pequeno Almoço (10:00h), Almoço (13:00h), Lanche (17:00h), Jantar (21:00h) e Ceia (02:00h).

4. Deixei de comer batatas fritas, maionese, bolos, bolachas, açucar, chocolates, salgadinhos, refrigerantes, leite meio gordo, leite achocolatado, puré de batata instantâneo, pele do frango, carne de porco, salsichas, choriços, patés, natas, manteiga, queijos muito gordos.

5. Deixei de repetir as doses às refeições. Principalmente à noite em que acabava por fazer 2 jantares (21:00 e outro à meia noite, comendo os restos enquanto via televisão).

6. Tirando isso, como absolutamente de TUDO: carnes magras (vaca, frango, peru, coelho), peixes (todos), cefalopodes (lulas, chocos, polvo), marisco (todos), fiambre (de peru magro), lacticinios (iogurtes magros ou não, leite magro, queijo fresco, requeijãoe às vezes só um quadradinho de queijos mais gordos), cereais integrais, legumes (todos e mais algum), frutas (todas) saladas (muitas), azeite (pouco para temperar), hidratos de carbono (3 colheres de sopa de arroz integral ou não,batatas, massas).

7. Há sempre um dia por semana (geralmente ao fim de semana) em que como mais "relaxadamente". Isto não significa comer este mundo e o outro, mas como algumas coisas "proibidas" em pequenas quantidades (tipo um quadradinho de chocolate ou assim) ou mais quantidade das comidas que controlo (por exemplo comer um bom prato de arroz de marisco sem me preocupar em contar as colheres de sopa).

8. Passei a comer fruta coisa que virtualmente não fazia. Hoje em dia como pelo menos 3 peças de fruta por dia (P/A, lanche e ceia). Comi mais fruta nestes 2 meses do que em todo o ano passado!!

9. Tento mudar a minha atitude em relação à comida todos os dias. Comer para viver e não viver para comer. Tento apostar mais na qualidade do que na quantidade. Reduzi consideravelmente as doses do que antigamente comia, sem no entanto passar fome.

10. Combato a compulsão de comer demais. Mas se comer demais tento não pensar "perdido por cem perdido por mil"

11. Não tomo nenhum produto para especifico para emagrecer. Penso que se foi a comer exageradamente que engordei, será a comer inteligentemente que irei emagrecer. No entanto tomo um complexo de vitaminas para compensar o facto de comer menos. Tomo também chá verde, não tanto para emagrecer, mas para beber mais liquidos e purificar o organismo. No entanto tenho-me andado a informar de alguns complexos que podem ajudar a perda de massa gorda e conservar a massa muscular como o Fat Burner e o CLA e não ponho de parte vir a tomar para ver se me ajuda de alguma maneira, mas nunca como substituto de uma alimentação mais equilibrada.

12. Também me esforço por não sentir demasiada ansiedade para emagrecer. Se demorei anos e anos a acumular todo este excesso de peso, também não será num mes ou dois que irei emagrecer tudo até ao meu peso ideal. Estou preparado para que este processo demore 1 ano ou mais. Mas também confiante que será gradual, sem dietas loucas, sem perder a saúde.

13. Ainda não comecei a fazer nenhuma actividade fisica, por dois grandes motivos: sou preguiçoso tenho de confessar...e sinto-me ainda bastante gordo e complexado para começar. No entanto, acho fundamental fazer alguma actividade física para complementar a dieta durante o processo de emagrecimento e quero começar em breve a fazer qq coisa. Provavelmente vou começar com uma simples caminhada de meia hora ou uma hora por dia. Posso ainda fazer alguns exercicios básicos em casa. Depois logo se vê se me sinto com coragem de fazer coisas mais intensas como ginásio.

14. Tento ter espectativas realistas. A reeducação terá de ser mantida para toda a vida. Já tive a experiencia de ter emagrecido para o meu peso ideal quando era adolescente e depois voltei a engordar para o máximo de 129 kilos este ano. O facto de emagrecer (se tudo correr bem até aos 80 kilos) não fará de mim outra pessoa. Serei o mesmo apenas mais magro. Por isso terei de resolver ou ir resolvendo os problemas que me fizeram engordar no passado.

Espero ter respondido e ajudado com este post.

4 comentários:

Anónimo disse...

Rui adorei o post, irá ajudar muito a todos que tem duvidas de como fazer para emagrecer com saúde, bastante esclarecedor. Vejo que terá muito sucesso em teu emagrecimento. abraços :-)

RUI disse...

m em dieta!

Disse no inicio do post: "Pois bem... este post é essencialmente para responder a esta pergunta genérica e fazer um pequeno balanço destas 10 semanas de reeducação alimentar."

10 SEMANAS OK! O post foi dedicado a ti...por isso le-o com mais atenção!

Rui

Anónimo disse...

OLÁ RUI,
MTO OBGDA PELA VISITA! VC SEMPRE COM PALAVRAS CONSTRUTIVAS! VALEU!
E MTO LEGAL ESSE SEU POST, ADOREI PQE TB ME IDENTIFIQUEI C VC.
AGORA AQUILO: PERDIDO POR 100 PERDIDO POR MIL, É TUDO DE BOM, SEMPRE QDO VOU JACAR, LEMBRO DISSO SABIA? E APRENDI C VC.
ABRAÇOS E VAMOS LÁ NÉ RUI! PQE O CAMINHO É PRA SEMPRE!
ATÉ MAIS

susana disse...

rui, ao ler o teu blog...tive força...acho que a tenho...é amanhã que vou começar uma reeducaçao alimentar..preciso fazê-lo...este desequilibrio alimentar não é saudavel...obrigada pelo teu exemplo que partilhas aqui...obrigada pela força!