sexta-feira, abril 13, 2007

Exercicio!

Finalmente tenho feito algum exercicio. Não é nada de espectacular, mas para não fazia absolutamente nada já é alguma coisa. Nos ultimos 3 dias tenho feito sempre 1h ou 1h30m de caminhada há noite, passadas 2 horas do jantar.

Acho que agora o mais importante é criar essa rotina e obrigar-me a sair de casa, quando seria tão facil estar sentadinho no sofá a ver as minhas séries preferidas de televisão. Sinceramente até me sinto melhor depois da caminhada e hoje até fiz alguns exercicios com os pesos que tenho em casa. Meia hora de vários exercicios com alteres para a parte superior do corpo.

Encontrei um site que me pareceu interessante, que tem exercicios bastante básicos para se fazer algum exercicio sem ter de ir ao ginário. Fiquei deveras estupefacto com os casos de sucesso que por lá abundam com fotos do "antes" e "depois". Por isso se estiverem interessados, é um site que recomendo: SHAPEFIT. Vou continuar a explorar mais o site e tentar incorporar os exercicios mais básicos (para principiantes) nos próximos dias.

A minha gata mais nova (a NEWT) vai ser esterilizada amanhã. Por isso vai ser um fim de semana mais complicado que o habitual, com todos os cuidados pós-operatórios que tem de se ter. Mas é mesmo necessários, pois ela já teve um cio há 2 semanas, e apesar de ter passado em três dias, é um massacre! Quem já teve ao pé de uma gata com o cio sabe bem do que quero dizer!

Quanto à alimentação de hoje:

P/A
2 tostas de milho light com requeijão
1 banana

Almoço
Salada de massa com frango desfiado
Salada de alface e tomate
1 sopa de legumes

Lanche
1 sandes de queijo fresco com presunto
1 iogurte liquido

Jantar
peito de frango
legumes estufados
1 ovo mexido

Ceia
1 taça pequena de cereais com leite

Seguindo alguns conselhos que me têm dado vou passar a fazer ceias um pouco mais leves. Hoje acho que estive bem, pois a quantidade de cereais era bem pequena. No entanto, e perdoem-me quem tem a opinião oposta, eu penso que uma ceia à noite é importante num plano alimentar equilibrado. Principalmente para quem não se deita cedo. Eu costumo jantar por volta das 20h ou 21h, e nunca me deito antes das 2h ou 3h da manhã. Isso significa que já terão passado umas 6 horas desde a minha ultima refeição.

Ora toda a gente sabe que não se deve ficar mais de 3 horas sem comer absolutamente nada, pois isso faz baixar o metabolismo. Seis horas é muito tempo sem comer, principalmente quando depois disso se fica mais 7 ou 8 horas a dormir até ao pequeno almoço do dia seguinte. Isso iria totalizar 14 horas sem comer! Isso é totalmente errado! Por isso, não tenham medo de comer uma pequena ceia antes de dormir. Se for equilibrada e com os alimentos sérios é uma aliada importante na perda de peso.

Para muitos de nós, a noite é um período crítico em que se comete os maiores erros alimentares. É tipico passarmos o dia a fazer tudo certinho e depois à noite vingamo-nos e comemos tudo o que nos aparece pela frente. Toda a gente sabe que isso é errado. Depois é comum queremos passar para o lado radicalmente oposto e condenar TUDO o que se come após o jantar! Já várias pessoas me têm dito, aqui no blog e no meu dia a dia "O que se come depois das X horas (às vezes varias...umas pessoas dizem a partir das 22h, outras são mais radicais e dizem a partir das 18h) é TUDO transformado em gordura". Ora isto é um MITO! Simplesmente não é real. Concordo que à noite se deve comer alimentos mais leves e mais fáceis de digerir. Concordo que à noite os nossos gastos energéticos baixem, comparativamente com o dia em que temos mais actividades. Agora ... as seis da tarde não são "mágicas" para que tudo o que se coma a partir dessa altura engorde! Mas sinceramente acho que há milhares de pessoas com essa metida na cabeça. Se funcionar para elas, optimo. Cada um tem de encontrar o seu método. Se há quem consiga ficar sem comer desde o jantar até 6 horas depois, optimo! Eu no entanto não recomendo isso. Isto é mais um desabafo, não tenho nada contra quem decida não comer mesmo nada após o jantar! Eu aceito todas as sugestões que me dão aqui, pois sei que são feitas com o objectivo de me ajudar! E se calhar isto até pode ajudar muitas pessoas que se ficam a "controlar" exageradamente a pensar que é quase um crime e um atentado à dieta comer mais à noite.

11 comentários:

Anónimo disse...

Oi Rui, como vc está? Estou com saudades de vc, então quer dizer que vc tb gosta de gatos, eu tenho 4, são os meus tesouros. Rui eu to indo muito bem na minha recuperação, já eliminei 16 kilos, e parece q vai caminhando p vitória, só faltam 44 .... vai ser árdua mais vou ter forças, um bjão e não se esqueça de mim!

Anónimo disse...

Olá amigão!

Estou surpreendida! Fico muito contente por estares a fazer exercício físico, pena eu já não estar aí para fazermos juntos ehehe
Eu continuo na minha ginástica e bem preciso pois na Páscoa abusei na doçaria e engordei 1,050kg!
muitos beijitos e boa recuperação para a pusse

Mishi disse...

Olá Rui!
Que engraçado, hoje também coloquei no meu blog uma forma de fazer exercicio bem divertida!
Estás a ir muito bem na tua alimentação, e acho que no teu caso uma ceia bem composta não faz qualquer mal.
Actualmente, que a banda está sem fazer o seu efeito, tenho que comer antes de me deitar, porque sinto imensa fome!
Opto por comer um iogurte com morangos ou outra fruta pouco calórica.
Também já falei com bastantes pessoas que pensam que tudo o que ingerimos a partir das 18h engorda.. a realidade é que se devem evitar HC e doces ao jantar e ceia.

Beijinhos :)

Anónimo disse...

Olá, Rui!
Vc tem razão qdo diz que não uma pessoa que vai para a cama às 2 ou 3 da madrugada não pode fazer a última refeição às 20 hs! Eu faço 5 refeições diárias, e tenho me sentido bem assim: 7:30 / 10:30 / 13:00 / 17:00 / 20:00. Vou dormir às 22,23 hs.
À noite tento evitar apenas carboidratos em excesso. Não gosto de jantar, prefiro uma vitamina de frutas ou uma sopa leve.
Tb tenho tentado incorporar os exercícios em minha rotina diária, vou visitar o site que vc recomendou. Um abraço e bom fim de semana! Carlos - mymyblog.zip.net

Bolota disse...

Olá Rui!
Concordo contigo em relação à ceia!
Nem que seja um copo de leite e uma tosta ou uma peça de fruta devemos sempre comer algo antes de deitar.
Tás a ir bem, Continua!
Bom fim de semana!

Bjos :o)

turbolenta disse...

Cada pessoa é um caso,Evidentemente que as necessidades de ingestão de comida serão diferentes para quem tenho 60 kg em relação aos que têm 100 KG.
mas é mais o hábito. Agora que a minha filha ficava até altas horas da noite porque estava a adiantar a tese doutoramento antes de ir embora, acabava por tomar chá e umas bolachas já depois da meia-noite. E eu, houve vezes em que tomei chá bem quente.Mas comer, não me dá para isso.
Não estou contra o último lanche mas acho que ele deve ser ligeiro.
bom fim de semana

susana disse...

ola padrinho! que bom que estas de volta e recomeçando a os bons habitos alimentares e que te fazem sentir bem por os cumprir!
desejar-te força e deixar um beijinho*

Zana disse...

Olá Rui.
Eu pessoalmente nao como nada ou tento nao comer nada depois do jantar mas a minha explicação é que me deito relativamente cedo e portanto nao preciso de me alimentar.
Mas se tu deitas-te cedo e jantas cedo entao sim axo que devas comer alguma coisita á ceia.
Tb já tive uma gata e sei bem como é no cio.lol
Mas tadinhos dos bixos que têm que se sujeitar ao que os humanos querem!!
Vou dar uma espreitadela ao site.
Beijokas e boa semana

ximiusa disse...

entao rui? essa do mito é interessant?
as 18h ficamos todos abóboras?
eheheheheeh! entao o k dirão todas e todos os que as 23 e 24 estao no sofa a comer bolachas e chocolates já mais a dormir que em pé??
é mau comer crereais? axo k nao. com a fibra k teem s calhar é meio caminho andado para na manha seguinte ter um transito intestinal sem blokeios.
o k interessa é o "teu" plano adaptado a "tua" vida.
Força pa recuperares!

Claudiacva disse...

Olá, aind anao tinha visto que tinhas voltado a postar, fiquei feliz por ver que estas em força. Respeito a tua opinião em relação ao comer apartir de x horas, mas eu sou uma das pessoas que assim pensa e tenho provas que é verdade. So como hidratos de carbono até ao almoço a partir dai é fruta, sopa e queijo. Como me deito cedo por norma não faço ceia, mas acho muito bemq ue o faças. O importante é estares acompanhado pelo nutri e perderes peso, os nossos metabolismos não são todos iguais. Beijinhos

Simplesmente Maria disse...

Se precisares de alguma ajuda light, estou à disposição.Bjcs