sexta-feira, setembro 18, 2009

pesar ou não pesar?

Ja li as razões porque não se deve pesar todos os dias, e já li também as razoes porque se deve apontar o peso diariamente!

Sinceramente nos ultimos tempos (2 semanas ou assim) tenho-me pesado de manha quase todos os dias. E sim...passado um tempo pode-se tornar uma obsessão. Parece que se nao emagrecemos numa base DIÁRIA ficamos preocupados e a pensar que a alimentação não está a ser a melhor, etc. Mas se ao final do mês conseguimos perder 2 ou 3 kilos, isso é um resultado bem positivo. Por isso vejo mais inconvenientes que vantagens em me pesar todo o santo dia. Há dias em que estamos mais desidratados, outros em que não fomos tão regulares de intestinos, e isso vai-se reflectir no peso, mas não na massa gorda que temos. Além disso se estivermos a fazer exercicio (coisa que eu posso orgulhosamente dizer que estou a fazer pela primeira vez na minha vida, alguma musculação com pesos) isso faz aumentar a massa magra (musculos) que pesam mais que a gordura e por isso não perdemos peso tão drasticamente.

Além disso se uma pessoa perder 2 kilos de gordura num mes, mas conservar toda a sua massa magra é bem melhor que perder 2 kilos de gordura mais 2 kilos de musculo, num total de 4 kilos por mes! Melhor ainda seria perder 2 kilos de gordura num mes, e aumentar digamos..0.5kg de musculo! Na balança só iriamos ver 1.5kg a menos de diferença, mas é infinitamente melhor que perder os 4 kilos atras mencionados!

Por isso...a balança não pode ser a nossa juiza! Quantas vezes não perdemos quase peso nenhum e notamos que a roupa está mais larga! hein!

Coisas que aboli completamente da minha alimentação:

Açucar refinado (ainda uso adoçantes, mas estou sinceramente a pensar em deixar isso também. Há estudos que dizem que ainda é pior que o açucar. Mas com o café ainda não consigo não por nada)

Refrigerantes (coca-cola, mesmo a light ou a zero...é só água com quimicos mesmo! As versões normais para alem dos quimicos estão cheinhos de açucar!)

Fritos (croquetes, rissois, chamussas...que eu ADORO, mas sinceramente estão banhadas em gordura que dava para fazer biodisel para 100 km!)

Molhos (maionese, ketchup, cocktail, etc! É gordura + acucar + corantes, não ha razao para meter isso no corpo quando se quer perder peso! Uma excepção é o concentrado de tomate em tubo, sem corantes nem conservantes nem açucar)

Bolos (nem secos nem meio secos, não há bolos para ninguem! Um bolo é farinha, que já é um hidrato de carbono refinado, com açucar, o mais refinado dos hidratos de carbono, mais ovos. Isto se for um bolo "seco". Ora a unica coisa que se aproveita daqui é o ovo! e sabe-se lá com que "ovos" os bolos de hoje sao feitos. Agora já existe ovo artificial, desidratado, extracto de ovo, etc, por isso o seu valor nutricional deixa bem a desejar! Depois há os outros que não são "secos" e têm para alem disto tudo cremes, seja chantilli, de manteiga, etc ou seja só gorduras saturadas! Por isso bolos..por muito sequinhos que sejam, não devem entrar num corpinho que se diz em dieta! Ou entao só em dias muitoo especiais como aniversários ou assim e só para não fazer a desfeita ao aniversariante! Não me venham com a desculpa do ter de comer qq coisinha doce todos os dias que isso não existe!)

2 comentários:

Papoila disse...

Olá Rui! Andava eu aqui à procura de informações sobre CLA e vim dar ao teu blog. Não é normal encontrar homens que tão naturalmente assumam o seu excesso de peso como tu. Parabéns pelo esforço. É uma luta diária, mas é preciso nunca desistir. Pela nossa saudinha :) E ganhaste mais um seguidor ;)

cd disse...

olá, fiquei mto contente em ver que voltaste. costumava seguir o teu blog ha mais de um ano, mas eu tb afastei-me e voltei a ganhar peso de novo. estou agora de volta e espero contar com todos nesta caminhada.
continua, nós bem sabemos que, com persistencia conseguimos.
Força
Bjs