terça-feira, maio 08, 2007

Desaparecido ou não?! Eis a questão!

Sim...tenho andado algo desaparecido da net. No entanto isso não significa que não tenha andado a fazer loucuras! LOL Muito pelo contrário!

Tenho-me portado bem nos ultimos tempos e tenho controlado bem a alimentação. Está a voltar a ser comedida e saudável como antes do Natal! Hoje pesei-me e estou com 112.4kg. Perdi 3 kilos no ùltimo mês. Não foi espectacular, mas também não foi mau de todo. O que interessa é voltar aos bons hábitos alimentares e nas quantidas correctas e mesmo que se perca lentamente, desde que o saldo seja decrescente já é bom! Na ultima semana não tenho feito o exercicio tão regularmente. A minha Mãe tem estado cá em faro e, claro que isso não pode ser usado como desculpa, mas sempre acaba por me baralhar os horários!

Outra mudança importante na minha vida foi que DEIXEI DE FUMAR! O meu ùltimo cigarro foi fumado no sábado dia 28 de Abril de 2007! Ou seja, estou há aproximadamente 10 dias sem fumar. A primeira semana foi um bocado complicada, mas não foi tão horrivel assim como poderia pensar. Claro que me lembrava quase todo o dia dos cigarros, mas fisicamente é bastante suportável. O pior acaba por ser o "hábito" social.

Eu comecei a fumar relativamente tarde, com 22 anos em 1998...sim já devia ter juizo. Se nunca tinha fumado até lá, bem que podia não ter começado, não é? Neste momento tenho 31 e vejo que quase passaram 10 anos em que fumei 1 maço de cigarros por dia, quando em alturas de maior stress não era mais...! Depois de uma tentativa falhada no ano passado em que deixei de fumar durante 1 mês (com o adesivo de nicotina), e voltei a fumar durante mais de um ano, decidi que chegou a altura de parar de uma vez por todas. Desta vez não estou a usar adesivo de nicotina, nem pastilhas nicorete, nem calmantes, nem nada! É mesmo a sangue-frio! Uma boa dose de autodisciplina, de algumas leituras informativas na net, de uma maior consciencialização, e fundamentalmente do facto de estar farto da dependencia da nicotina e dos cigarros.

Por isso também não tenho vindo actualizar muito o blog. Porque para além da minha reeducação alimentar (que nem pensar em deixar para segundo plano), ultimamente também me tenho dedicado a este projecto de deixar de fumar. E isso tem exigido muito da minha atenção, esforço, energias e paciencia! Quem já deixou de fumar sabe bem o que isso é!

Por isso agora que o "pior" já passou...é natural que venha mais regularmente!
Obrigado MISHI, TURBOLENTA e MONICA pelas palavras de incentivo para eu voltar! E claro obrigado a todos pelo vosso precioso apoio apesar das minhas poucas visitas aos vossos blogs!

6 comentários:

Anónimo disse...

Ei..
Sempre passo pelo seu blog mas nunca te deixei um recadinho!
Hoje senti muita vontade de escrever pois me senti muito feliz com sua volta.. quase todos os dias entrava aqui para acompanhar a sua rotina e via que desde o dia 20 vc não postava.. hj.. quando a abri a página.. que surpresa!
QUe bom que resolveu parar de fumar.. sou ex fumante e sei como é difícil.. principalmente a questão do hábito.. todo fumante tem certos locais ou horários dedicados ao cigarro.. por exemplo... eu sempre chegava à faculdade e fumava antes de entrar na sala.. quando parei de fumar resolvi chegar exatamente no horário da aula para não ficar bobeando pelo corredor e cair em tentação.. mas aos poucos tenho certeza que você tb vai descobrir truques para fugir desse vício!!
Boa sorte!! E boa semana!!
Bjs!

Zana disse...

Olá Rui.
Inda bem que voltaste.
Isso é que é uma grande batalha, duas coisas ao mesmo tempo, perder peso é uma grande batalha mas deixar de fumar e´ainda maior, e entao dizem que ao fazer um o outro puxa mais, jesusi!!
Bem, mas tás a ter bastabet controlo na situação e isso é deveras muito beom.
Continua assim.
Bjokas

morgane disse...

Parabéns! ès biólogo na universidade de faro?

turbolenta disse...

Experimentei uma vez e foi uma experiência muito má.Há muitos anos, quando o principal tabaco era o SG gIGANTE. hORROROSO. fORTÍSSIMO. Ficou-me a sensação de falta de ar. PArecia que ia morrer. Nunca mais. E ainda bem porque, além do mal que faz à saúde, é um vício cada vez mais caro. E é o dinheiro mais mal gasto. é Mesmo para queimar.
Mas ainda bem que estás mesmo decidido e com uma enorme força de vontade para não ser reincidente no seu consumo.
E, se houver, uma enorme força de vontade, já é meio caminho andado para acabar de vez com esse hábito.
Quanto à alimentação... o problema é o mesmo que o de muito boa gente. Mal abranda um bocadinho com os hábitos que vinha tendo e....zás....lá vão mais uns kilitos. Depois, torna-se cada vez mais difícil perder peso. Temos de nos convencer que RA é para toda a vida.
E aí é que está o problema. É desesperante! porque é que alguns comem de tudo e não engordam 1 grama e nós mal comemos isto e aquilo, ficamos logo a parecer elefantes??
Só com muita persistência lá vamos e sobretudo nada de desistências. é melhor pouquinho e certinho que muito de repente
beijinhos
boa semana
bom trabalho

Mishi disse...

Amigo Rui fico tão contente com as boas novidades que nos trazes!!
Que maravilha teres voltado aos bons hábitos alimentares, que maravilha teres deixado de fumar!! PARABÉNS!
Continua assim, chei de força para ambos os desafios, sim porque deixar de fumar é um desafio.
Antes de engravidar fumava dois maços por dia, enfim! No dia em que soube que estava grávida deixei de fumar.
Durante ano e meio não toquei nos cigarros, até há uma semanas atrás... tenho fumado dois cigarros por dia. Bahhh

Muitos beijinhos :) Gosto imenso de te ler, não nos abandones por muito tempo!

Zen disse...

Parabéns pelos quilos conquistados à balança, por teres regressado ao blog e, sobretudo, por teres deixado de fumar. Como ex-fumadora compulsiva, garanto-te que o pior já passou (a primeira semana), mas deves lembrar-te de que NÂO podes pegar num cigarro nos próximos anos. Deixei de fumar há quatro anos e continuo a sentir que o não posso fazer, sob pena de reincidir, e ainda que não sinta qualquer necessidade de fumar. E cuidado: engordei 30 kg depois de ter deixado de fumar, sem acompanhamento - o que, obviamente, não te vai acontecer, porque estás alerta. Um abraço,
Zen