quinta-feira, maio 10, 2007

OBRIGADO PELO APOIO!

Fiquei muito contente com todo o apoio que tive de todos/as pelo post anterior de ter deixado de fumar! Já sabia que podia contar com vocês! Foi espectacular.

Este ùltimo ano tem sido muito importante para mim, pois tenho mudado gradualmente a minha maneira de pensar e encarar os meus "vicios". Comecei com o da comida em Agosto do ano passado e até agora já perdi cerca de 20 kilos. Ainda faltam bastantes para o meu peso ideal, mas já foi uma grande conquista. Agora é continuar em frente e sim....temos mesmo de encarar que a RA é para TODA a vida. Não há mesmo volta a dar. Podemo-nos dar ao luxo de um ou outro prazer exporádico (quando digo exporádico não convêm ser mais de uma ou duas vezes por mês, mais que isso já é um hábito). Mas o restante do tempo temos mesmo de escolher cuidadosamente e com consciência o que é melhor para nós.

Agora segue-se o vício da nicotina! E sim é mesmo vício! Ninguem fuma 20 cigarros por dia, todos os 365 dias do ano só porque "gosta de fumar". As pessoas convencem-se disso porque custa-nos aceitar que a nicotina é tão viciante ou mais que as outras drogas e isso faz de nós uns "agarradinhos" LOL Mas é exactamente isso que somos! Senão, como explicar o desespero absoluto e sim...o pânico de quando nos acabam os cigarros a meio da noite? A viagem até à bomba de gasolina às 2 da manhã para ir buscar cigarros. Ou tentar fumar os cigarros que foram apagados no cinzeiro (por nós é claro) e que ainda se podem aproveitar umas quantas passas? Sim...claro que nem todas as pessoas chegam a extremos destes! LOL Mas eu já os fiz a TODOS! Se fosse só uma questão de "gostar de fumar" ou "o fumar relaxa-me" ou "o fumar faz-me concentrar melhor no trabalho" nunca chegariamos a fazer estas figuras ridículas! Não....o problema é que é mesmo VÍCIO! Vicio da nicotina que os cigarros nos dão, juntamente claro está com milhares de compostos tóxicos, cancerigenos, irritantes, etc etc!

Bom...eu não quero passar a imagem de que agora faço uma cruzada anti-tabaco! LOL Nem pouco mais ou menos. Isto foram coisas que eu me fui apercebendo sobre mim próprio e de que fui lendo na net quando busquei informação e ajuda sobre como deixar de fumar. Eu não fumo só há 12 dias! Nem ex-fumador sequer ainda me posso chamar! Heehehe (mas chamo!)

Continuo a trabalhar ao lado de pessoas que fumam e a almoçar ao lado de pessoas que com o café acendem 2 ou 3 cigarros! E nem pensar em agora atazinar-lhes o juizo só porque eu deixei de fumar! Ia detestar que me fizessem isso! Cada um é livre de fumar ou não fumar o que quiser. Eles fumam...eu olho...e fico calado! Às vezes olho e apetecer fumar. Mas não fumo! Outras aguento-me melhor! Mas agora compreendo de que o que sinto falta é dos efeitos aditivos da nicotina.

Bom...já chega de falar do assunto! Não quero ficar repetitivo com isto. Para terminar só queria deixar aqui os 2 sites principais onde me tenho ligado para perceber melhor isto do fumar e deixar de fumar, para quem lhe interessar - se é que interessa a alguma de vós. Pela minha experiência, muitas vezes a compulsão alimentar está ligada a outros vicios e no meu caso estava mesmo. e conheço outros exemplos assim. Por isso não acho que seja completamente descabido falar disso aqui, num blog "light" (adoro esta designação, lol....parece que só por se entrar num "blog light" já se emagrece umas gramas).

QUITNET - O primeiro onde fui e considero muito bom. A pessoa tem de fazer um login gratuito e tem logo apoio por mail, pode ver os testemunhos de outros membros, como deixaram de fumar, etc. Quando nos ligamos dá-nos sempre informação de há quanto tempo deixámos de fumar, o número de cigarros que NÃO fumámos, o dinheiro que poupámos (ou melhor que não gastámos em cigarros). Temos acesso a vários foruns de entreajuda, podemos colocar qq duvida que tenhamos, etc. Eu ligo-me todos os dias nos ultimos 12 dias. É um bom porto para quando nos dá uma vontade grande de fumar um cigarro.

QUIT SMOKING - Este descobri há apenas 2 dias. Ainda explorei pouco. Mas tem muitos texto de explicação do vicio, dos sintomas de privação, técnicas de deixar de fumar. Tem uns videos com lições para deixar de fumar para os primeiros dias...a segunda semana, etc. Tem e-books gratuitos com muito material de qualidade para deixar de fumar!

Este são apenas 2 onde vou. Há virtualmente centenas de sites destes na net. Uns melhores outros piores como tudo! O importante é a pessoa arranjar alguma informação, perceber o vício, saber os sintomas de privação que podemos ter, tomar a decisão e seguir em frente!

Acho que deixar de fumar acaba por ser mais fácil do que controlar a alimentação! Ao contrário dos alimentos (que precisamos deles para ser saudáveis e literalmente VIVER) os cigarros podem ser completamente descartados da nossa vida. Uma vez isso feito , não precisamos de pensar mais no assunto. Quando à comida...ela está sempre lá, temos sempre de escolher o que comer, onde comer, que quantidade comer, etc etc. Não podemos simplesmente passar sem ela...às vezes para mal dos nossos pecados! LOL

Este post já vai longo...se calhar é dos maiores que já fiz. Dou um cigarro a quem conseguir ler tudo até ao fim! bahahahahahhaha!

21 comentários:

Fay van Gelder disse...

Olá! Rui, vim do Blog da Mishi e passei para ver se estavas "alive and k".
Eu não fumo, experimentei mas realmente não acho piada nenhuma.
Mas fazes muito bem FORÇA.

Kiss e Fica Bem

Anónimo disse...

Oi, sou novata no teu blog, mas gostei bastante do que li, isso e que e força de vontade. Vai em frente. So ainda não descobri que metodo tas a usar para deixar de fumar. tenho um amigo que esta a usar uns pensos que se vende na farmacia e ta-se a dar muito bem. Se precisares de algum esclarecimento com ele diz-me.
Jokitas e continua com essa força.

Anónimo disse...

Ah linkei-te no meu blog, importas-te?
Jokitas

turbolenta disse...

Então é assim.
Eu li tudo mas não quero aqui nenhum cigarro!
NEM PENSES!!
tenho-lhe um ódio de morte!!
Cá em casa só o meu marido fuma e é da porta da rua para fora.
Eu já odiava o cheiro do tabaco. Podes imaginar o suplício que passei, durante 9 meses a vomitar sempre que me cheirava a tabaco. Não desejo a ninguém.
Por isso, o meu ódio ainda foi maior.
Mas tens razão quando dizes que é mais difícil fazer RA que deixar de fumar. Aí concordo plenamente.
Espero a tua visita, amigo.
E olha que te prometo boa disposição.eSta semana,deixei lá uma história dos meus tempos de criança que acho vais gozar o prato a ler.
Então o lema agora é:
Comer para viver e não viver para comer.
bom fim semana

Claudiacva disse...

Bem rapaz isso é que é ser corajoso deixae de fumar e fazer dieta ao mesmo tempo, tenho que dar o teu exemplo ao meu namorado a ver se ele ganha vergonha na cara. Tenho visto muita gente à minha volta a deixar de fumar, o que é bastante positivo.
Parabens pelo peso perdido no mes, foi muito bom, agora é continuares a tua luta.
Beijinhos

Mishi disse...

Olá amigo Rui!
Não tens que me agradecer por nada, gosto mesmo do teu blog, acho que tens uma força incrivel, e tu ajudaste-me muito no inicio do meu blog. Eu é que tenho que te agradecer. :)

Agora um esclarecimento, eu não voltei a fumar, até porque nem compro tabaco, acontece que a minha vida deu uma volta gigantesca, desde mudar de casa, comecei um novo projecto profissional (que por sinal estou a adorar), tudo isto mexeu muito comigo e pode parecer estupido (e até é...) mas um cigarrito de vez em quando sabe-me bem! Tenho a certeza que não voltarei a ser fumadora, porque se for preciso, fumo um cigarro numa semana e na outra nem lhes toco!

Eu sei que é estranho, mas eu sou estranha... ahah :P

Muita força para ti! :)

Muitos beijinhos :D

Simplesmente Maria disse...

Obrigado...mas não quero o cigarro...Eu fui fumadora durante 15 anos (atenção que só tenho 30), o que significa metade da minha vida. E fumei o meu último dia 31 de Dezembro e até agora não voltei. A fase mais complicada foi a inicial. Agora já não custa. Continua com força pois vais conseguir. Li um livro também para ajudar, se quiseres posso dar-te o título.Bjcs

Unknown disse...

Eu li!!! E quero o que tenho direito! :) Já agora mtaaaaaa Força!

Vera disse...

Olá rui!!!

Que blog tão giro, parabéns pelos quilinhos perdidos!!
Fumo e tb já tentei deixar de fumar, mas com muita pena minha ao fim de 7 dias, voltei a comprar e a voltar ao vicio!! grrrr
Vou linkar o teu "cantinho" para te vir visitar + vezes!
Deixo o meu blog, caso queiras visitar-me também!

Um bom Fds

Mts beijinhos Rui

miss.folha.alface disse...

olá, "único elemento não feminino que encontrei na blogoesfera light", são mesmo espécimens raros. Essa conclusões sobre as adicções a que chegas-te, também as partilho e é preciso encará-las de frente em vez de passar a vida a substituir umas pelas outras. Não é fácil mas chega um dia em que não dá mais... e a blogosfera a mim ajuda-me muito porque existe sempre alguém que já passou por isso, ultrapassou a está ali para contar a história e dar uma mãozinha.
Parebéns pelos resultados com a RA!

Bolota disse...

Eu também li tudo, mas estou com a Turbolenta, nem de longe!!!
Dou-te os mei«us parabéns por teres conseguido. És mesmo um Homem de vitórias!!!

Bjos :o)

Anónimo disse...

Olá meu querido amigo, parabéns por ter parado de fumar, isso é uma notícia muito boa, qto a mim estou muito feliz depois da cirurgia amiga, minha qualidade de vida mudou, tb 21 kilos off, isso não é ótimo? as vezes fico pensando se realmente esse dia chegará... é difícil de acreditar que a 3 meses atrás eu não tinha esperança nem de emagrecer 3 kilos rs rs rs como a vida muda, bjos querida, me visite!

Anónimo disse...

Oi reparei que es do porto e como andas na luta contra os kilos, não queres aparecer amanha no museu soares dos reis vai-se comemorar o dia nacional da obesidade ( não te estou a considerar obeso com este convite), vai haver varias actividades e rastreios. aparece. o programa esta no meu blog.
Jokitas

ximiusa disse...

BEm rui sim sra! 2 restriçoes! eu n seria capaz, p isso la continuo fazendo mtas das coisas k descreves! enfim, tiraar coisas boas e tirar cigarros, meu deus!!
BOA SORTE!!!

susana disse...

ola padrinho!
desculpa a ausencia, mas queria dizer-te que estou muito feliz porque estas a deixar de lado esse maldoso do tabaco(não cedas, ele é mt mau amigo..nao te merece :)).

quanto à RA e porque é ela que te faz sentir bem e que te ajuda a conseguir perder os quilitos que tanto queres, aposta forte!

parabens por seres assim, padrinho :)
bjinho

Zana disse...

Olá Rui.
Como já te tinha dito foi uma boa decisão a tua de deixar o tabaco.
É uma luta bastante renhida, vejo isso pelos meus familiares que tb já tentaram mas o vicio sempre os venceu e alguns desistiram da luta pq andavam a engordar imenso, lá está nao conseguiram coordenar as duas coisas.
Mas tu estás no bom caminho e só te vai trazer mais jovialidade e boa hidratação.
Não sei se queres continuar a visitar o meu blog mas se quiseres e serás sempre benvindo manda-me um mail para zanasus@gmail.com com o teu mail para eu te enviar o convite.
Jinhos

Mishi disse...

Pronto... onde foste? :P

Sarapatica disse...

Olá Rui. Antes de mais parabéns pelo peso perdido. ès um lutador nato. Eu sou unma ex fumadora, basta querer com muita força, tu sabes disso. beijinhos

Allie! disse...

Ei Rui!!
Sumiu pq?? Visito seu blog sempre e agora que criei um pra mim vc some??
Vê se aparece e me faz uma visitinha!!
Bjs!!

Anónimo disse...

Oi Rui, mudei de blog, vc nunca mais foi me visitar, to sentindo sua falta amigo, bjus e tenha uma otima semana.

turbolenta disse...

Sei que o Rui tem andado pela praia, lá pelos Algarves, a abanar-se com o grande calor que tem feito.
Por isso, desapareceu do blog
Não é justo!!
Gostávamos tanto de por aqui passar e saber notícias. Era uma pessoa com ideias sensatas.
Nem a afilhada Susana tem tido notícias....
Que se passa?
bom fim de semana