quinta-feira, maio 10, 2007

OBRIGADO PELO APOIO!

Fiquei muito contente com todo o apoio que tive de todos/as pelo post anterior de ter deixado de fumar! Já sabia que podia contar com vocês! Foi espectacular.

Este ùltimo ano tem sido muito importante para mim, pois tenho mudado gradualmente a minha maneira de pensar e encarar os meus "vicios". Comecei com o da comida em Agosto do ano passado e até agora já perdi cerca de 20 kilos. Ainda faltam bastantes para o meu peso ideal, mas já foi uma grande conquista. Agora é continuar em frente e sim....temos mesmo de encarar que a RA é para TODA a vida. Não há mesmo volta a dar. Podemo-nos dar ao luxo de um ou outro prazer exporádico (quando digo exporádico não convêm ser mais de uma ou duas vezes por mês, mais que isso já é um hábito). Mas o restante do tempo temos mesmo de escolher cuidadosamente e com consciência o que é melhor para nós.

Agora segue-se o vício da nicotina! E sim é mesmo vício! Ninguem fuma 20 cigarros por dia, todos os 365 dias do ano só porque "gosta de fumar". As pessoas convencem-se disso porque custa-nos aceitar que a nicotina é tão viciante ou mais que as outras drogas e isso faz de nós uns "agarradinhos" LOL Mas é exactamente isso que somos! Senão, como explicar o desespero absoluto e sim...o pânico de quando nos acabam os cigarros a meio da noite? A viagem até à bomba de gasolina às 2 da manhã para ir buscar cigarros. Ou tentar fumar os cigarros que foram apagados no cinzeiro (por nós é claro) e que ainda se podem aproveitar umas quantas passas? Sim...claro que nem todas as pessoas chegam a extremos destes! LOL Mas eu já os fiz a TODOS! Se fosse só uma questão de "gostar de fumar" ou "o fumar relaxa-me" ou "o fumar faz-me concentrar melhor no trabalho" nunca chegariamos a fazer estas figuras ridículas! Não....o problema é que é mesmo VÍCIO! Vicio da nicotina que os cigarros nos dão, juntamente claro está com milhares de compostos tóxicos, cancerigenos, irritantes, etc etc!

Bom...eu não quero passar a imagem de que agora faço uma cruzada anti-tabaco! LOL Nem pouco mais ou menos. Isto foram coisas que eu me fui apercebendo sobre mim próprio e de que fui lendo na net quando busquei informação e ajuda sobre como deixar de fumar. Eu não fumo só há 12 dias! Nem ex-fumador sequer ainda me posso chamar! Heehehe (mas chamo!)

Continuo a trabalhar ao lado de pessoas que fumam e a almoçar ao lado de pessoas que com o café acendem 2 ou 3 cigarros! E nem pensar em agora atazinar-lhes o juizo só porque eu deixei de fumar! Ia detestar que me fizessem isso! Cada um é livre de fumar ou não fumar o que quiser. Eles fumam...eu olho...e fico calado! Às vezes olho e apetecer fumar. Mas não fumo! Outras aguento-me melhor! Mas agora compreendo de que o que sinto falta é dos efeitos aditivos da nicotina.

Bom...já chega de falar do assunto! Não quero ficar repetitivo com isto. Para terminar só queria deixar aqui os 2 sites principais onde me tenho ligado para perceber melhor isto do fumar e deixar de fumar, para quem lhe interessar - se é que interessa a alguma de vós. Pela minha experiência, muitas vezes a compulsão alimentar está ligada a outros vicios e no meu caso estava mesmo. e conheço outros exemplos assim. Por isso não acho que seja completamente descabido falar disso aqui, num blog "light" (adoro esta designação, lol....parece que só por se entrar num "blog light" já se emagrece umas gramas).

QUITNET - O primeiro onde fui e considero muito bom. A pessoa tem de fazer um login gratuito e tem logo apoio por mail, pode ver os testemunhos de outros membros, como deixaram de fumar, etc. Quando nos ligamos dá-nos sempre informação de há quanto tempo deixámos de fumar, o número de cigarros que NÃO fumámos, o dinheiro que poupámos (ou melhor que não gastámos em cigarros). Temos acesso a vários foruns de entreajuda, podemos colocar qq duvida que tenhamos, etc. Eu ligo-me todos os dias nos ultimos 12 dias. É um bom porto para quando nos dá uma vontade grande de fumar um cigarro.

QUIT SMOKING - Este descobri há apenas 2 dias. Ainda explorei pouco. Mas tem muitos texto de explicação do vicio, dos sintomas de privação, técnicas de deixar de fumar. Tem uns videos com lições para deixar de fumar para os primeiros dias...a segunda semana, etc. Tem e-books gratuitos com muito material de qualidade para deixar de fumar!

Este são apenas 2 onde vou. Há virtualmente centenas de sites destes na net. Uns melhores outros piores como tudo! O importante é a pessoa arranjar alguma informação, perceber o vício, saber os sintomas de privação que podemos ter, tomar a decisão e seguir em frente!

Acho que deixar de fumar acaba por ser mais fácil do que controlar a alimentação! Ao contrário dos alimentos (que precisamos deles para ser saudáveis e literalmente VIVER) os cigarros podem ser completamente descartados da nossa vida. Uma vez isso feito , não precisamos de pensar mais no assunto. Quando à comida...ela está sempre lá, temos sempre de escolher o que comer, onde comer, que quantidade comer, etc etc. Não podemos simplesmente passar sem ela...às vezes para mal dos nossos pecados! LOL

Este post já vai longo...se calhar é dos maiores que já fiz. Dou um cigarro a quem conseguir ler tudo até ao fim! bahahahahahhaha!

terça-feira, maio 08, 2007

Desaparecido ou não?! Eis a questão!

Sim...tenho andado algo desaparecido da net. No entanto isso não significa que não tenha andado a fazer loucuras! LOL Muito pelo contrário!

Tenho-me portado bem nos ultimos tempos e tenho controlado bem a alimentação. Está a voltar a ser comedida e saudável como antes do Natal! Hoje pesei-me e estou com 112.4kg. Perdi 3 kilos no ùltimo mês. Não foi espectacular, mas também não foi mau de todo. O que interessa é voltar aos bons hábitos alimentares e nas quantidas correctas e mesmo que se perca lentamente, desde que o saldo seja decrescente já é bom! Na ultima semana não tenho feito o exercicio tão regularmente. A minha Mãe tem estado cá em faro e, claro que isso não pode ser usado como desculpa, mas sempre acaba por me baralhar os horários!

Outra mudança importante na minha vida foi que DEIXEI DE FUMAR! O meu ùltimo cigarro foi fumado no sábado dia 28 de Abril de 2007! Ou seja, estou há aproximadamente 10 dias sem fumar. A primeira semana foi um bocado complicada, mas não foi tão horrivel assim como poderia pensar. Claro que me lembrava quase todo o dia dos cigarros, mas fisicamente é bastante suportável. O pior acaba por ser o "hábito" social.

Eu comecei a fumar relativamente tarde, com 22 anos em 1998...sim já devia ter juizo. Se nunca tinha fumado até lá, bem que podia não ter começado, não é? Neste momento tenho 31 e vejo que quase passaram 10 anos em que fumei 1 maço de cigarros por dia, quando em alturas de maior stress não era mais...! Depois de uma tentativa falhada no ano passado em que deixei de fumar durante 1 mês (com o adesivo de nicotina), e voltei a fumar durante mais de um ano, decidi que chegou a altura de parar de uma vez por todas. Desta vez não estou a usar adesivo de nicotina, nem pastilhas nicorete, nem calmantes, nem nada! É mesmo a sangue-frio! Uma boa dose de autodisciplina, de algumas leituras informativas na net, de uma maior consciencialização, e fundamentalmente do facto de estar farto da dependencia da nicotina e dos cigarros.

Por isso também não tenho vindo actualizar muito o blog. Porque para além da minha reeducação alimentar (que nem pensar em deixar para segundo plano), ultimamente também me tenho dedicado a este projecto de deixar de fumar. E isso tem exigido muito da minha atenção, esforço, energias e paciencia! Quem já deixou de fumar sabe bem o que isso é!

Por isso agora que o "pior" já passou...é natural que venha mais regularmente!
Obrigado MISHI, TURBOLENTA e MONICA pelas palavras de incentivo para eu voltar! E claro obrigado a todos pelo vosso precioso apoio apesar das minhas poucas visitas aos vossos blogs!